-
Arquitetos: Murado & Elvira Architects
- Área: 138 m²
- Ano: 2023
-
Fotografías:Imagen Subliminal
-
Fabricantes: Arkoslight, Garnica Plywood, Gerflor, Hager
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Aceleradora do Hospital de La Paz em Madrid é o primeiro de uma série de pavilhões promovidos pela Fundação Unoentrecienmil. Faz parte de um projeto de pesquisa que visa acelerar a cura do câncer infantil por meio do exercício físico. O pavilhão está localizado no telhado do hospital, acessado por meio de uma janela na torre de quartos. É um espaço ao ar livre, mas ao mesmo tempo representa um novo ambiente que incorpora técnicas e imagens favoráveis à recuperação. Por um momento, os pacientes hospitalizados podem escapar dos rígidos protocolos espaciais e temporais do edifício principal.
A Aceleradora é composta por uma sequência de espaços. Cada um deles tem qualidades ligeiramente diferentes, mas juntos formam um espaço único. A conexão com a torre do hospital é resolvida internamente por meio de uma rampa de madeira que supera o desnível em três trechos e leva ao pavilhão de conexão e espera. Os dois espaços seguintes são dedicados ao exercício físico; o primeiro é destinado ao exercício informal e à socialização, e o segundo, de maiores dimensões e iluminado com três claraboias, é dedicado ao exercício supervisionado pelos terapeutas. Em seguida, o laboratório de pesquisa é dedicado à coleta e medição de dados provenientes da atividade realizada na Unidade. O último espaço desta sequência é um terraço exterior coberto, protegendo o laboratório da incidência do sol no verão e abrigando um pequeno jardim de espécies autóctones. A vegetação, juntamente com o uso da madeira como acabamento interior, contribui para o bem-estar dos ocupantes, oferecendo uma atmosfera serena e estimulante.
A necessidade futura de implementar esses espaços de pesquisa em diferentes hospitais levou a entender o projeto como um sistema combinatorial. A partir de um catálogo de unidades com diferentes acabamentos internos e externos, bem como dispositivos de controle de luz e outros "plug-ins", cada projeto é abordado como a seleção e combinação de unidades pré-projetadas. Assim, cada Aceleradora fará parte de uma família comum de soluções, adaptada em cada caso às necessidades da localização. Em consonância com essa ideia, propõe-se um sistema construtivo industrializado e modular. Isso também permite que a construção ocorra principalmente fora do local, evitando os inconvenientes que uma obra prolongada pode causar no funcionamento do hospital. A forma do pavilhão deixa explicitamente claro seu caráter combinatorial e modular para o exterior. O volume formado por peças geométricas contrasta deliberadamente com o entorno em que está inserido, apresentando-se como um espaço que busca ser amigável e otimista.